quinta-feira, 1 de abril de 2010

A fomentadora de chifres: A mentira!

Caiu caiu caiu! Caiu primeiro de Abril!

Há muitas explicações para o 1º de abril ter se transformado no Dia da Mentira ou Dia dos Bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o ano-novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.

Tudo começou em 1564, quando o rei da França, Carlos IX, após a implantação do calendário gregoriano, instituiu o dia 1º de janeiro para ser o início do ano. Naquela época, as notícias demoravam muito para chegar às pessoas, fato que atrapalhou a adoção da mudança da data por todos.

Outras versões contam que alguns franceses resistiram à mudança imposta pelo rei e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano se iniciava em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam.

Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day ou Dia dos Tolos, na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, o que significa literalmente "peixe de abril".

NO BRASIL
No Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou 'A Mentira', um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte (essa história me parece familiar : D ). 'A Mentira' saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.
Tradicionalmente, supõe-se que as peças encerrem à meia-noite. Supõe-se que os feitos posteriormente tragam a má sorte.

(Só não trás má sorte pra maioria dos políticos né?)

Dia da mentira no mundo!

Cem mil balões rosa (Porque rosa?) são soltos na famosa praça Taksim, celebrando o Dia da Mentira em Istambul, na Turquia

A famosa praça Taksim, na cidade turca de Istambul, ficou cor de rosa para marcar o dia 1º de Abril.

Cem mil balões foram inflados por mais de 200 voluntários e soltos na praça.

Chamado de "Istambul está rindo", o evento foi organizado para lembrar as pessoas de sorrirem mais (:D).

O evento fez sucesso com as crianças, que se divertiram competindo para ver quem conseguia estourar mais balões.

Mariah... Mentindo huahuahua!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só não xingue nossas mães, elas bem tentam nos impedir de fazer isso!!